Tutorial-Como instalar mods

De modo a auxiliar quem já terminou o GTA: San Andreas e quer agora instalar novos veículos, ou a quem desde o início não goste dos bólides da Rockstar, decidi criar um Tutorial bem detalhado que espero que seja do vosso agrado!

MUITO IMPORTANTE: Façam backup dos seguintes ficheiros que se encontram dentro da pasta onde tem instalado o GTA: SA:

…\models\gta3.img(atenção, este ficheiro tem quase 900Mb de tamanho!)
…\data\carcols.dat
…\data\handling.cfg
…\data\vehicles.ide

Se depois quiserem voltar aos carros originais e não tiverem feito o BACKUP, terão que instalar o jogo de novo!!!

• Programas necessários
IMG TOOL
TEORIA:

Quando gravam um .RAR ou .ZIP dos sites que mencionei, vem dentro do ficheiro, para além do .txt (que convém ler sempre, pois contém informações adicionais por parte do criador do veículo, sobre alterações que teremos que fazer posteriormente para que o veículo se comporte na estrada como deve ser) dois tipos de ficheiro: um “.dff” e um “.txd”.

O que irá ser feito depois será substituir no gta3.img um carro por outro, usando o “.dff” e o “.txd”. Essa substituição será feita com o programa IMGTOOL.

Para perceberem isto melhor, vamos usar como exemplo um carro que gosto particularmente, um Ford Mustang de 1968, aqui:

Pronto. Abram o .RAR. Viram? Estão lá os ficheiros todos… Mãos à obra então!

PRÁTICA:

1 – Para ter tudo organizado, criem dentro da vossa pasta do GTA:SA uma outra pasta com o nome “Carros Novos”, onde terão uma pasta para cada veículo novo que adicionarem.

Neste caso, criem uma pasta chamada “Mustang68”.

2 – Façam “extract” do conteúdo do .RAR para essa pasta. No fim terão que ter nessa pasta os seguintes ficheiros:

1968 Mustang Fastback -Bullitt-.jpg
buffalo.dff
buffalo.txd
settings.txt

Nota: Como podem reparar o nosso Mustang68 vai substituir o carro “Buffalo”

3 – Abram o IMGTOOL.
Dentro do IMGTOOL, fazer FILE>>OPEN e abrir o ficheiro gta3.img que se encontra em …\models.

4 – Clicar em F2 e escrever na caixa que aparece: buffalo.DFF
Com o ficheiro “buffalo.dff” seleccionado, vão a Commands>>DELETE.

De novo F2 mas desta vez pesquisar por bufallo.TXD
Quando encontrarem, novamente façam Commands>> DELETE.

5 – Agora iremos proceder à inserção dos novos ficheiros, de modo semelhante:

Commands>>ADD
Procurem dentro da pasta “Mustang68” pelo buffalo.DFF que lá se encontra e cliquem em OPEN.

Fazer o mesmo para o buffalo.TXD.

Agora já temos o novo carro “instalado”.
Façam File>>Close e saiam do programa.

Temos agora que editar as suas características específicas.

6 – Abrir o SETTINGS.TXT que veio no .RAR, que nos irá indicar o que temos que alterar.

Sim, está tudo em alemão, nem eu percebo! J Mas o importante é fácil de entender, ora vejam:

Procurem por “Carcols”.

Irão encontrar isto:

2,16,2 # 127 Highland Green green
10,10,40 # 128 Acapulco Blue dark

buffalo, 0,0, 127,127, 3,3, 6,6, 1,1, 128,128

Estas informações terão que ser adicionadas (no caso das duas primeiras linhas) e substituídas (no caso da terceira e última) no ficheiro “carcols.dat” que se encontra em “…\data\carcols.dat”
Para isso, vão à pasta “…\data\” e abram o ficheiro “carcols.dat” com o NOTEPAD!

Perceberão que têm várias linhas com um ” # “seguido de um número que indica o número da cor (?) que o veículo pode ter.

A última linha, caso ainda não tenham alterado o carcols.dat será o “# 126”.
Com isto quero alertar para que, caso um próximo carro que queiram instalar possua informação relativa ao “carcols” terão que usar os números a partir de “# 129” e por aí adiante.

Acrescentem estas duas linhas ao ficheiro, logo a seguir à linha “# 126”

2,16,2 # 127 Highland Green green
10,10,40 # 128 Acapulco Blue dark

Em seguida, procurem pela linha do “buffalo”, e alterem os valores que lá estão para estes novos valores:

buffalo, 0,0, 127,127, 3,3, 6,6, 1,1, 128,128
Salvem o ficheiro e fechem-no.

7 – O .TXT também menciona o “Vehicles”. Portanto, na mesma pasta onde estava o “carcols.dat”, a pasta “…\data\”, abram o “vehicles.ide”. com o NOTEPAD.

Troquem a referência do “buffalo” pelos novos dados, ou seja:

402, buffalo, buffalo, car, BUFFALO, BUFFALO, null, richfamily, 5, 0, 0, -1, 0.74, 0.8, 0

8 – Quase a terminar!

Para este veículo ainda temos que alterar o “Handling”, ou seja, a maneira como se comporta na estrada:

Abram, na mesma pasta, o ficheiro “handling.cfg” com o NOTEPAD.

Da mesma maneira, copiem os novos dados, do “settings.txt”

BUFFALO 1800.0 4411.5 0.6 0.0 -0.1 -0.2 70 0.95 0.80 0.45 4 280.0 40.0 5.0 R P 16.50 0.50 0 30.0 1.0 0.08 0.0 0.20 -0.045 0.5 0.6 0.26 0.01 30000 c0002004 204000 0 0 1

E substituam no “handling.cfg”. na parte correspondente do BUFFALO.

Tenham uma especial atenção no alinhamento dos números!!!

Nota Final: Alguns veículos mais complexos, podem possuir dados extra, que serão mencionados no respectivo .TXT. Nesse caso, terão que realizar tarefas semelhantes, mas para outros ficheiros. Este tutorial serve para a GENERALIDADE dos veículos.

Bom jogo!

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